A INSTITUIÇÃO

O Espaço Moebius se constitui como um lugar de transmissão da psicanálise e formação permanente de analistas, onde, a partir dos fundamentos de Freud e de Lacan, cada um é convocado a dar a sua contribuição, movido pela transferência de trabalho. Advertidos pelo aforisma lacaniano de que o analista não se autoriza senão dele mesmo, entendemos, contudo, que a produção do analista só ocorre entre outros, o que indica o lugar da instituição nesse percurso.

 

Para sustentar esta aposta contamos com um quadro composto por membros inscritos - psicanalistas que respondem pelo funcionamento institucional e coordenam todas as atividades – e aqueles designados participantes – que se integram às atividades propostas a cada ano.

 

Este ano abordaremos o tema O pai, de Freud a Lacan que será o fio condutor de nosso percurso ao longo das diversas atividades institucionais. Presente desde os primórdios da psicanálise, a questão do pai, do Édipo freudiano às nominações das últimas formulações lacanianas, atravessa as transformações da teoria analítica, sustentando um lugar de permanente interrogação e invenção. Em 2022, o Espaço Moebius retomará esse caminho, buscando verificar suas atualizações teórico-clínicas na contemporaneidade. 

 

A pandemia do Covid 19, apesar das dificuldades que nos impôs, teve como efeito a aceleração do processo de virtualização: as análises prosseguiram no modo online e o Espaço Moebius pode prosseguir seu trabalho de transmissão da psicanálise, abrindo novas possibilidades de intercâmbio. Em 2022 o Espaço Moebius considera a continuidade da transmissão da psicanálise no modo online em paralelo ao modo presencial.

 

ABERTURA: Maíra Pondé de Sena

08 de março de 2022

20:30h