
A INSTITUIÇÃO
O Espaço Moebius é um lugar dedicado à transmissão da psicanálise e à produção permanente de psicanalistas, sustentado pelo estudo rigoroso das obras de Freud e de Lacan. Assim, acolhe cada participante como alguém convocado a contribuir pela via da transferência de trabalho, fiel ao aforismo de Lacan segundo o qual “o analista só se autoriza dele mesmo... sempre entre outros”. Dessa forma, o Espaço Moebius reconhece e valoriza o papel da instituição como suporte indispensável no percurso da produção contínua.
O Espaço Moebius é composto por Membros Inscritos – os analistas que respondem pelo funcionamento institucional e que coordenam as atividades de transmissão -, e por Participantes que integram as atividades propostas a cada ano.
Em 2026, o fio condutor da transmissão será “Inibição, sintoma e angústia na prática analítica”, tema que orientará os seminários, fóruns e jornada da instituição. O tema retoma um eixo fundamental da prática freud lacaniana: em Freud, esses conceitos permitem diferenciar modos distintos de resposta do sujeito ao mal-estar e ao conflito psíquico. Com Lacan a angústia ganha um lugar privilegiado como operador na prática psicanalítica.
Em 2026, ao eleger este trio conceitual, o Espaço Moebius coloca em primeiro plano aquilo que, na prática analítica, insiste como ponto de impasse e de invenção abrindo espaço para mais debates sobre o sofrimento psíquico.