JORNADAS

1. JORNADAS SAZONAIS

São trimestrais e acontecem quatro vezes durante o ano, nas manhãs de sábados, das 9h às 12h, uma Jornada a cada estação. As Jornadinhas (assim chamadas por serem de curta duração), apesar de abertas ao público, acontecem para que os participantes, bem como os membros inscritos e correspondentes, possam se exercitar na prática da escrita, apresentação, discussão e debate de suas produções. O tema é sempre livre, sem inscrição prévia e o texto cuja leitura não deve ultrapassar 10 minutos será seguido de mais 10 minutos de debates.

 

Coordenação: Lúcia Azevêdo e Eliecim Fidelis

 

Horário: das 09h às 12h

Datas:

16/03 Verão

15/06 - Outono

14/09 - Inverno

09/11 - Primavera

 

2. JORNADA ANUAL

 

Em 2019 realizaremos nossa XXVIII Jornada. Vamos aproveitar essa ocasião para convidar os colegas psicanalistas e interessados pela Psicanálise a trabalharmos durante o ano, com três noções que são fundamentais na prática analítica: o Saber, a Verdade e o Gozo. Se o Saber se movimenta em nossa prática, indo de um conhecimento a um saber inconsciente inventado pelo Sujeito e, ainda, de um saber no Real que nos leva a repetir o que é o pior para cada um, isso provoca diferentes manifestações de gozo. Cada Sujeito na análise procura descobrir qual a Verdade que pode ser causa para diferentes manifestações, que se realizam como afetos, fenômenos somáticos e sintomas, para suportar os efeitos do Real, do Simbólico e do Imaginário, no curso de sua ex-sistência.

Comissão Organizadora: Laudinalva Matos (coordenação), Aurélio Souza, Inês Conde, Guaciara Coelho, Denise Barbosa, Rosana Velloso, Sandra Pedreira e Sonia Raquel Oliveira

 

Datas: 28, 29 e 30 de novembro

Local: Associação Baiana de Medicina (ABM)