JORNADAS

1. JORNADAS SAZONAIS / JORNADINHAS

Devido ao isolamento social em função da pandemia do Covid-19, as jornadas presenciais estão suspensas.

 

São quatro durante o ano e acontecem nas manhãs dos sábados, das 9h às 12h, uma Jornada a cada estação. As Jornadinhas, assim chamadas por serem de curta duração, apesar de abertas ao público, acontecem para que os participantes, bem como os membros inscritos e correspondentes possam se exercitar na prática da escrita, apresentação, discussão e debate de suas produções. O tema é sempre livre, sem inscrição prévia e o texto cuja leitura não deve ultrapassar 10 minutos será seguido de mais 10 minutos de debates.

Coordenação: Ana Teresa Abreu e Lúcia Azevedo

Horário: das 09h às 12h

Datas: 20/03, 12/06, 11/09 e 07/11

 

JORNADA ANUAL

 

Em 2021 realizaremos a XXX Jornada do Espaço Moebius que esse ano elegeu como tema “O sujeito, o objeto e a letra na Psicanálise”. Consideramos que o sujeito para a psicanálise é o sujeito do desejo, sujeito evanescente e em nada tem a ver com o indivíduo , com a persona ou mesmo com o sujeito da compreensão. O objeto enquanto invenção lacaniana é o que causa o desejo, objeto mais de gozar, já a letra é o suporte material do significante e o que dele se distingue, é o que faz litoral entre gozo e saber. Convocamos os interessados para, ao longo do ano, participarem das atividades de transmissão do Espaço Moebius , onde iremos refletir sobre esses elementos fundamentais para a psicanálise . Participem também da nossa jornada anual, onde serão apresentadas as produções em torno do tema.

 

Comissão Organizadora: Aurélio Souza, Laudinalva Matos, Liane Trece, Luiz Alberto Tavares, Sandra Pedreira e Sônia Raquel Oliveira e Maria Auxiliadora Fernandes.

Data e local a confirmar