SEMINÁRIOS

Dispositivo de transmissão no qual temas psicanalíticos e afins são trabalhados sob a coordenação de membros inscritos do Espaço Moebius. Restrito a membros inscritos e participantes

Devido ao isolamento social em função da pandemia do Covid-19, os Seminários estarão sendo transmitidos de forma on-line através da plataforma Zoom.

 

1 - FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE

O que é a psicanálise? Lacan responde a essa pergunta falando sobre seus fundamentos, “ que tem a ver com o que a funda como praxis”. O objetivo desse seminário é trabalhar os fundamentos da psicanálise em Freud e Lacan tentando uma articulação com o tema anual da instituição “O sujeito, o objeto e a letra”. Esse ano daremos seguimento ao projeto PSIARTE com 3 encontros voltados para temas relativos a Psicanálise e Arte.

 

Coordenadores: Aurélio Souza, Guaciara Coelho, Liane Trece, Lorena Reis e Sônia Raquel Oliveira

 

Início: 02 de março

Frequência semanal: terças feiras

Horário das 19h às 20h15

 

2 - PSICANÁLISE E A TOPOLOGIA DA CADEIA BORROMEANA

 

Dando continuidade ao trabalho da psicanálise com sua implicação à topologia da cadeia borromeana, continuo propondo uma leitura dos seminários de Lacan, do XIX ao XXVI. Considerando a convocação dos participantes desses encontros, cada um poderá fazer comentários e/ou questões sobre o que lhe interessa naquele momento e discutiremos, entre outras, cada uma dessas questões.

 

Coordenação: Aurélio Souza

 

Início: 17 de Março.

Frequência: Mensal - 3ª quinta-feira do mês 

 

3- SEMINÁRIO VII - A ÉTICA DA PSICANÁLISE

 

Através da leitura comentada d’O Seminário - Livro VII de Jacques Lacan buscaremos localizar os termos fundamentais que sustentam a prática psicanalítica como uma ética. Coordenação: Sheyla Machado Início: 08 de março Frequência: semanal às segundas-feiras. Horário: 19h às 20h30 4 - SEMINÁRIO XVII Jacques Lacan Uma leitura compartilhada do Seminário 17, onde procuraremos aprofundar a noção dos discursos na psicanálise, concebidos por Lacan como “aparelho de gozo”

 

Coordenação: Lúcia Azevêdo

Início: 9 de março

Frequência semanal - às quintas - feiras

Horário: 19h às 20h30

 

 5 - PSICANÁLISE E ADOLESCÊNCIA

Esse seminário visa a leitura e discussão dos textos de Freud, Lacan e outros psicanalistas que nos ensinam sobre a importância estrutural e estruturante do tempo lógico da Adolescência. Podemos identificar dois tempos na teoria freudiana sobre a adolescência ilustrados por dois casos clínicos, cada um, revelando o que seria o trabalho da adolescência e as especificidades da prática psicanalítica com os adolescentes. Lacan vai mais além de Freud nos indicando a adolescência como um tempo de provas , riscos e invenção. É isso que veremos nesse seminário, enfatizando as questões do sujeito, do objeto e do gozo, também pela via da Teoria dos Discursos de Lacan, especialmente do Discurso do Capitalista.

 

Coordenação: Sônia Raquel da Conceição Oliveira

 

Início: 10 de março

Frequência: quinzenal as quartas-feiras

Horário: 20h30 às 22h

 

6 - OFICINA DE TOPOLOGIA DOS NÓS E SUA IMPLICAÇÃO NA PRÁTICA PSICANALÍTICA

 

A referência topológica aparece no ensino de Lacan desde 1953, porém, só a partir dos anos 70 é que Lacan foi apresentado à cadeia borromeana e soube tirar proveito dela. Sem ser considerada como modelo, Real, Simbólico e Imaginário enodados borromeanamente formam a estrutura do “falasser”. Nessa oficina, convido os interessados na topologia a pensar a clínica trabalhando com a cadeia borromeana, e se deixando trabalhar por ela, aplainando, trançando, enodando e (a)riscando.

 

Coordenação: Liane Trece

 

Início: 10 de março

Frequência: quinzenal - 2ª e 4ª quintas-feiras.

Horário: 20h30 às 22h

 

7 - SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO SIGNIFICANTE LACANIANO

 

Através da teoria do Significante proposta por Lacan, este seminário visa introduzir e retomar alguns conceitos lacanianos a partir do axioma fundamental: o significante não significa a si mesmo. E nesse âmbito, através da leitura de textos de Lacan, iremos abordar a teoria articulada com a clínica em sua relação com o que ele indicou serem as quatro disciplinas necessárias para o apoio do analista no seu ofício, a Linguística, a Lógica, a Topologia e a Antifilosofia.

 

Coordenação: Bruno Oliveira

 

Início: 08 de março

 Frequência: semanal às segundas-feiras

Horário: 20h30 às 22h

 

8 - RELEITURA DE UM PERCURSO DE FORMAÇÃO E OS IMPASSES DA TRANSMISSÃO

 

Esse seminário visará retomar aspectos importantes da teorização lacaniana, em sua articulação com a clínica psicanalítica , revisitando alguns textos, pontos e conceitos que se revelaram fundamentais em um percurso de formação. Trabalharemos recorrendo à releitura de Lacan feita por Charles Melman, bem como aos estudos sistemáticos de outros psicanalistas, buscando sempre enfocar e fazer avançar a clínica na contemporaneidade.

 

Coordenação: Letícia Patriota da Fonseca

 

Início: 03 de março

Frequência: mensal - 1ª quinta feira

Horário:20h30 às 22h