SEMINÁRIOS

Dispositivo de transmissão no qual temas psicanalíticos e afins são trabalhados sob a coordenação de membros inscritos do Espaço Moebius. Restrito a membros inscritos e participantes.

Devido ao isolamento social em função da pandemia do Covid-19, os Seminários estarão sendo transmitidos de forma on-line através da plataforma Zoom.

 

1. FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE

 

A transferência e a prática da Psicanálise, hoje, será o tema que norteará os encontros desse seminário esse ano. Desde o início da psicanálise, o que se passa entre o analista, na função de semblante de objeto a e o analisante na função sujeito, interrogou a nossa prática. Eleita por Freud e Lacan como um dos conceitos fundamentais da psicanálise, esse “amor”, hoje, vem sofrendo influências, que demandam ser estudadas a luz dos fundamentos freud/ lacanianos, contando com as contribuições propostas pelos analistas que atuam na prática analítica e que têm refletido sobre os novos instrumentos do mundo atual, presentes na psicanálise em intenção, como as novas ferramentas tecnológicas/digitais e os “gadjets”.Como manejar com essas novidades na prática analítica?

 

Coordenadores: Aurélio Souza, Antônia Vieira, Bruno Oliveira, Liane Trece, Lorena Reis, Maria Virginia Carvalho, Sônia Raquel Oliveira

Início: 10 de março

 

Frequência: semanal às terças feiras Horário das 19h às 20h15

 

2. A PSICANÁLISE E A TOPOLOGIA DA CADEIA BORROMEANA

 

Dando continuidade ao trabalho da psicanálise com sua implicação à topologia da cadeia borromeana, continuo propondo uma leitura dos seminários de Lacan, do XIX ao XXVI. Considerando a convocação dos participantes desses encontros, cada um poderá fazer comentários e/ou questões sobre o que lhe interessa naquele momento e discutiremos, entre outros, cada uma dessas questões.

 

Coordenação: Aurélio Souza Início: 19 de março.

 

Frequência: mensal 1º e 3ª quinta-feira do mês Horário: 20h30 às 22h

3. SEMINARIO VII - A ÉTICA DA PSICANÁLISE

 

Através da leitura comentada d’O Seminário - Livro VII de Jacques Lacan buscaremos localizar os termos fundamentais que sustentam a prática psicanalítica como uma ética. Coordenação: Sheyla Machado

 

Início: 09 de março

 

Frequência: semanal às segundas-feiras

 

Horário: 19h às 20h30.

 

 

4. SEMINÁRIO XVII - O AVESSO DA PSICANÁLISE 

Seminário XVII Jacques Lacan “Uma leitura compartilhada do Seminário 17, em paralelo com o livro de Aurélio Souza, “Os discursos na psicanálise”, onde procuraremos aprofundar a noção dos discursos na psicanálise, concebidos por Lacan como “aparelho de gozo”.

 

Coordenação: Lúcia Azevêdo

 

Início: 05 de março

 

Frequência: semanal às quintas-feiras Horário: 19h às 20h30