
SEMINÁRIOS
Dispositivo de transmissão no qual temas psicanalíticos e afins são trabalhados sob a coordenação de membros inscritos no Espaço Moebius.
Restrito a membros inscritos e participantes.
1. A PRÁTICA PSICANALÍTICA EM FREUD E LACAN
“Eu ainda estou interrogando a psicanálise sobre a maneira com a qual ela funciona. Como fazer para que ela seja uma prática que seja, ainda que algumas vezes, eficaz?” (Jacques Lacan). Esse seminário propõe a leitura e discussão de textos de Freud e Lacan que tratam da prática analítica com ênfase na teorização sobre inconsciente, sintoma, início de análise, transferência, interpretação, final de análise.
Coordenação: Sônia Raquel Oliveira
Primeiras e terceiras segundas-feiras, das 19h às 20h30
Restrito aos membros inscritos e participantes - Virtual
2. SEMINÁRIO – LIVRO 18 Lacan – De um discurso que não fosse semblante
Nesse Seminário (1971), Lacan faz uma relação entre discurso e semblante que busca dar conta da diferença sexual. Durante a leitura sublinharemos essa relação até o início de suas construções lógicas que se desdobrarão nas fórmulas da sexuação. Tentaremos, também, associar essa leitura a outros textos de Lacan e de Freud.
Coordenação: Paulo Telles
Primeiras e terceiras segundas-feiras, das 20h30 às 22h
Início: 16 de março
Restrito aos membros inscritos e participantes - Virtual
3. FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE
Seminário introdutório que tem como objetivo a leitura e a discussão de textos de Freud e de Lacan sobre temas fundamentais da Psicanálise. Esse ano trabalharemos o tema "Inconsciente e sintoma" utilizando recortes dos casos clínicos de Freud.
Coordenação: Aurélio Souza, Caio de Mattos, Kátia Jane Bernardo, Laudinalva Matos, Márcia Fraser, Maria Virgínea Carvalho, Sônia Raquel Oliveira
Terças-feiras das 18h30 às 20h, semanal
Início: 10 de março
Restrito a membros inscritos e participantes - Híbrido
4. DOS ESTADOS UNIDOS AO BRASIL
Vamos trabalhar com essas conferências de Lacan, acentuando a importância da linguagem, dos discursos e da topologia borroneana na prática da análise.
Coordenação: Aurélio Souza Terceira quinta-feira do mês, das 20h às 21h30, mensal
Início: 23 de abril
Restrito aos membros inscritos e participantes - Híbrido
5. SEMINÁRIO DA INSTITUIÇÃO
Inibição, sintoma e angústia reúnem articulações centrais da psicanálise que vão desde as elaborações freudianas sobre o mal-estar do sujeito, até os desdobramentos que Lacan propõe em seus seminários, especialmente no modo como recoloca esses três termos na direção da cura, na posição do analista e no enodamento borromeano das três dimensões da linguagem: RSI. O seminário propõe percorrer as elaborações de Freud e Lacan sobre essas três vias de resposta do sujeito – a inibição, o sintoma e a angústia – explorando seus fundamentos clínicos, seus efeitos na prática e suas incidências na contemporaneidade.
Coordenação: Ana Flávia Santana e Kátia Jane Bernardo
Quartas-feiras das 20h30 às 22:00 h, quinzenal
Início: 04 de março
Restrito aos membros inscritos no Espaço Moebius - Virtual