SEMINÁRIOS

Dispositivo de transmissão no qual temas psicanalíticos e afins são trabalhados sob a coordenação de membros inscritos do Espaço Moebius. Restrito a membros inscritos e participantes

Devido ao isolamento social em função da pandemia do Covid-19, os Seminários estarão sendo transmitidos de forma on-line através da plataforma Zoom.

 

1. FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE

O objetivo deste seminário é realizar um percurso através dos fundamentos da psicanálise a partir de textos selecionados de Freud e Lacan, buscando uma articulação com o tema anual: O pai de Freud a Lacan.

Coordenação: Comissão de Transmissão

Terça-feira, das 19h às 20:20h; semanal; online

Início: 15 de março

Restrito aos membros do Espaço Moebius e participantes inscritos

 

2. SEMINÁRIO INSTITUCIONAL

Esse seminário segue as trilhas de Freud e de Lacan sobre a função do pai na fundação da civilização, na constituição do sujeito e na clínica psicanalítica. A partir de textos previamente lidos, debateremos as questões candentes e os pontos de impasse que surgirão.

Coordenação: Elaine Fogel

Quarta-feira, das 20:30 às 22h; quinzenal, online

Início: 09 de março

Restrito aos membros do Espaço Moebius

 

 

2. SEMINÁRIO LIVRO XVII DE LACAN, O AVESSO DA PSICANALISE

Continuaremos a estudar o Seminário XVII de Jacques Lacan, tratando os discursos como aparelhos de gozo, destacando a forte marca do Real em conceitos como sujeito, verdade, saber, dentre outros.

Coordenação: Lúcia Azevêdo

Quinta-feira, das 19h às 20:30h; semanal; online; 20 vagas

Início: 10 de março.

Restrito aos membros do Espaço Moebius e participantes inscritos

 

3. SEMINÁRIO A ANGÚSTIA

 

Este seminário ressaltará aspectos da construção lacaniana sobre o objeto "a" e a forma como Lacan situa a angústia entre o desejo e o gozo, a partir da concepção hegeliana do desejo como desejo do outro, com a modificação desse outro, da perspectiva imaginária, no filósofo, para a dimensão simbólica do Outro com Lacan. Ademais, uma nova leitura desse seminário pode nos auxiliar no alcance do aforismo: "Só o amor permite ao gozo condescender ao desejo".

Coordenação: Mônica Portugal

Quarta-feira, das 11:30h às 13h; semanal; online

Início: 09/03

Restrito aos membros do Espaço Moebius e participantes inscritos

 

4. SEMINÁRIO OFICINA DE TOPOLOGIA DOS NÓS E SUA IMPLICAÇÃO NA PRÁTICA PSICANALÍTICA

 

A referência topológica aparece no ensino de Lacan desde 1953, porém, só a partir dos anos 70 é que Lacan foi apresentado à cadeia borromeana e soube tirar proveito dela. Sem ser considerada como modelo, Real, Simbólico e Imaginário enodados borromeanamente formam a estrutura do “falasser”. Dando continuidade às questões que surgiram na Oficina 2021, convido os interessados na topologia a pensar a clínica trabalhando com a cadeia, e se deixando trabalhar por ela, aplainando, trançando, enodando e revirando.

Coordenação: Liane Trece

2ª Quinta-feira do mês, das 20:30h às 22h; mensal; online

Início: 10/03

Restrito aos membros do Espaço Moebius e participantes inscritos

 

5. SEMINARIO LEITURA LACANIANA SOBRE OS HISTORIAIS CLINICOS DE FREUD

 

Lacan usou os historiais clínicos de Freud para propor sua propria teorização sobre as  estruturas clínicas , chamando atenção para os efeitos clínicos da "história do sujeito na linguagem"  e enfatizando  as questões  sobre o desejo e a transferência.  A proposta desse  seminário é fazer a leitura dos textos de Freud  sobre os assim conhecidos "Caso Dora" e  "Homem dos ratos"  acompanhando os  comentários de Lacan sobre os historiais publicados por Freud.

Coordenação: Sonia Raquel da Conceição Oliveira

Horário: quarta-feira das 20.30 às 22h; quinzenal; online 

Inicio: 16/03

Restrito aos membros do Espaço Moebius e participantes inscritos